CIDADE DO VATICANO, 17 de novembro 2011 (VIS). Esta manhã foi tornado público o seguinte Comunicado da Secretário de Estado em razão de uma campanha publicitária que usa indevidamente a imagem do Santo Padre:
"A Secretaria de Estado deu instruções aos seus advogados para realizar, na Itália e no exterior, a ação apropriada para impedir a circulação, inclusive através dos meios de comunicação, de fotomontagem, criado como parte da campanha de publicidade da Benetton, na qual aparece a imagem do Santo Padre de uma forma tipicamente comercial, considerados ofensivos não só a dignidade do Papa e da Igreja Católica, mas também a sensibilidade dos fiéis."
Da mesma forma, ontem à noite, foi feita uma declaração pública pelo Padre Federico Lombardi, SJ, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, sobre a mesma campanha publicitária:
"É preciso exprimir um forte protesto por um uso completamente inaceitável da imagem do Santo Padre, manipulada e explorada como parte de uma campanha publicitaria de fins comerciais."
Se trata de uma grave falta de respeito pelo Papa, de um insulto aos sentimentos dos fiéis, uma clara demonstração de como a publicidade pode violar regras básicas de respeito pelas pessoas para atrair a atenção por meio de provocação.
A Secretaria de Estado está a considerar os passos para as autoridades relevantes para garantir a proteção do direito de imagem do Santo Padre".
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